Galardão: A recompensa da vida cristã

  • 16/10/2025
Galardão: A recompensa da vida cristã
Galardão: A recompensa da vida cristã (Foto: Reprodução)

Os galardões são, sem dúvida, um dos temas mais relevantes para a vida cristã. Eles tratam da resposta de Deus à trajetória de cada indivíduo — como usamos nosso tempo, recursos, conhecimento e dons ao longo da vida.

A Visão Cristã e o Propósito Divino

Muitos cristãos ainda enxergam a vida cristã como cargos, posições e tarefas dentro do templo. No entanto, o verdadeiro serviço cristão vai além das paredes.

Deus usou Israel para se revelar às nações, atraindo-as para Si — como no caso da rainha de Sabá, que contemplou a glória de Deus por meio da sabedoria de Salomão.

Com a Igreja, o movimento é inverso: de Israel para as nações. A missão começa em Jerusalém e se estende até os confins da terra (Atos 1:8). Cada cristão será avaliado por Cristo, não por status ou títulos, mas pela motivação por trás de suas obras.

O Julgamento das Obras

A avaliação do Senhor Jesus será baseada na intenção do coração.

Seremos repreendidos se agirmos por:

- Status ou cargos

- Conforto pessoal ou financeiro

- Desejo de agradar líderes ou pessoas

- Obrigação religiosa

- Religiosidade

Segundo o expositor bíblico Tim Lahaye, os maiores inimigos do serviço cristão são o egoísmo e a preguiça.

Por isso, é essencial manter a vigilância sobre nossa conduta e propósito.

O Amor como Essência

Mesmo que dominemos mistérios e tenhamos fé capaz de mover montanhas, sem amor, nada seremos (1 Coríntios 13).

Em I Coríntios 4:8-13, Paulo em sua carta aos coríntios, descreve seu ministério como um espetáculo ao mundo — marcado por fome, nudez, perseguição e desprezo. Ele foi considerado "o lixo do mundo", mas permaneceu fiel.

Das coroas:

A Bíblia menciona cinco tipos de galardões, ou coroas, que serão entregues aos fiéis:

1. Coroa Incorruptível:

Será entregue para pessoas que esmurram seus corpos, e o reduzem a escravidão, conforme I Coríntios 9:25 a 27, ou seja, aqueles que se purificam dos prazeres do mundo e vivem uma vida de santidade.

2. Coroa da Vida:

Será entregue para os mártires, literalmente para aqueles que sofreram muito e foram fiéis até a morte, conforme Apocalipse 2:10.

3. Coroa da Glória:

Será entregue para os Pastores e líderes, que dedicaram sua vida ao ensino da palavra de Deus, conforme I Pedro 5:1 e 4.

4. Coroa da Justiça:

Será entregue para pessoas que anseiam pela volta de Cristo, vivendo uma vida piedosa e de santidade. Sabendo que Deus é o provedor de todas as coisas e que não somos capazes por nós mesmos de nada, conforme Tito 2:12-14, II Timóteo 4:8 e I João 3:2,3.

5. Coroa da Alegria:

É a coroa do ganhador de almas, para aqueles que dedicaram sua vida para a salvação de almas perdidas, conforme I Tessalonicenses 2:19.

Da entrega:

Baseada em Lucas 14:14 a recompensa está associada à ressurreição, logo após o arrebatamento, no entanto, há diversas linhas sobre quando ocorrerá.

Do grego:

São usadas duas palavras no grego kritēria, que significa Corte para Julgamento ou o meio de pôr a prova ou a lei para o julgamento. A outra é bēmati, trata-se de tribuna usada em relação ao assento oficial de um juiz.

Do cenário de coríntios:

Localizada no estreito istmo entre os mares Egeu e Adriático, Corinto era uma cidade portuária e um rico centro comercial. A cidade tinha um teatro ao ar livre com capacidade para 20.000 espectadores.

Possuía uma população que incluía gregos, romanos e orientais; exibia com orgulho, o templo de Afrodite, com suas 1000 prostitutas, portanto, orgia sexual era uma prática comum na população.

Corínto era conhecida como a terra do sexo, da fornicação e havia muitas tavernas para o consumo de bebidas alcoólicas.

A carta de Paulo é enviada à igreja que estava sob forte influência deste cenário, onde inclusive ele trata sobre o tribunal onde os crentes serão julgados por suas obras.

Da Recompensa e o Reino Milenar:

No Reino Milenar, haverá nações (Apocalipse 20 e 21) e elas provavelmente serão lideradas pela Igreja de acordo com as coroas recebidas.

Enquanto Israel, será liderada pelos judeus ressurretos, que inclui os apóstolos e judeus crentes sob a Lei Mosaica, os judeus messiânicos que morreram no período tribulacional e os 144.000 judeus messiânicos sobreviventes, conforme Mateus 19:28 e Lucas 19:12-27.

As obras constituem o vestido de casamento da Igreja com Cristo em Apocalipse 19:7-9 e a união deste casamento será no grande evento chamado Bodas do Cordeiro que ocorrerá no céu, conforme Apocalipse 19:7.

Baseado em Apocalipse 21:1 a 3 e 10 a 14, os judeus crentes da Lei Mosaica, judeus messiânicos e gentios crentes que morreram na tribulação, participam das Bodas do Cordeiro no céu.

A Ceia das Bodas conforme Apocalipse 19:9, ocorrerá na terra juntamente com todos os judeus messiânicos e gentios crentes que sobreviveram a tribulação.

Logo após, ocorrerá o maior evento da história, o Advento de Cristo, que virá com grande exército que há no céu, montados sobre cavalos brancos.

Importante destacar que o grande exército visto no céu, inclui os judeus crentes sob a Lei Mosaica, judeus messiânicos e gentios crentes que morreram no período da tribulação conforme Zacarias 14:5, Apocalipse 21:1 a 3 e 10 a 14 e a Igreja, todos unidos com Cristo. Os Santos são apenas testemunha daquele que vem para vencer.

O Advento de Cristo, se dará no auge da campanha do Armagedom, ele será o vencedor e todos que se opõem a ele, serão mortos conforme Apocalipse 19:21.

Alguns teólogos defendem que em Mateus 25:30 trata-se de crentes que viveram de forma pecaminosa, sendo infiéis a Cristo, portanto serão lançados em trevas exteriores. Neste contexto, os infiéis não terão posição de destaque no reino milenar e serão punidos, outros defendem que este versículo se trata de ímpios que serão condenados.

Portanto, todos os crentes judeus e gentios que viveram uma vida piedosa em amor ao Senhor Jesus, serão devidamente recompensados no reino milenar na terra.

"...Porque a todo o que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado …".

Mateus 25:29

 

Silas Anastácio é fundador do Ministério Davar, evangelista e expositor bíblico com sólida atuação há mais de uma década em temas relacionados ao Estado de Israel e à comunidade judaica. Também desempenha papel estratégico nos bastidores da mídia evangélica, contribuindo para a articulação e divulgação de conteúdos que fortalecem os valores da fé cristã.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Gogue e Magogue – A ascensão da Rússia

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/silas-anastacio/galardao-recompensa-da-vida-crista.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes